sábado, 21 de novembro de 2015

De Motorhome na Califa - O roteiro - O RV





Todo mundo tem ou já teve vontade de viajar com a casa nas costas um dia. Nós sempre quisemos VIVER assim. Cientes de que seria uma aventura um tanto arriscada em países subdesenvolvidos como o nosso, programamos começar do modo mais fácil. Nos Estados Unidos. Com o dólar nas alturas, alugar um carro com casa junto é uma excelente opção econômica, especialmente se você já tiver acampado alguma vez na vida. Aí, meu bem, você está feito! 

 Para começar, devo dizer que foi a melhor viagem da minha vida até hoje! 

Já conheci muitos lugares no mundo, inclusive já tinha visitado a Califórnia rapidamente, mas ter sua casa e não ter destino é uma ideia que nos deixa extasiados! Foram 10 dias num RV (Recreative Vehicle) e mais alguns nas casas de amigos que nos receberam de coração aberto. Foi como estar sempre em casa. Sem esse lance de check in e checkout, regras e horários. Foi uma viagem livre!! FOI PERFEITA!


 O ROTEIRO 




O roteiro foi definido contando alguns pontos de surf, nenhuma obrigação e muito tempo livre. 

Decidimos gastar 10 dias subindo de LA a San Francisco pela CA1, ou Big Sur, como também é conhecida a estrada costeira. A estrada é cinematográfica e lembra demais a da África do Sul. Um absurdo de beleza e imensidão. 

 Nosso roteiro final ficou assim: 

 - 2 noites em LA (chegamos à noite e pegamos o RV na manha do segundo dia - Samesun Hostel) - Surf em Venice, skate e night 
- 1 noite em Malibu (já com o RV- Leo Carrillo State Park) - surf com a velha guarda e natureza 
- 1 noite em Santa Bárbara, passando por Ventura (rua) - Ventura é um parque de diversões e Santa Bárbara saiu de um filme 
- 1 noite em Pismo Beach (Holyday RV Park) - Não deu surf, mas demos muito rolé de skate 
- 1 noite em Morro Bay, passando em Los Osos (rua) - Surf com golfinhos e algas kelps
- 1 noite em Plasket (Sand Beach - Plasket Campground) - SUrf Adventures 
- 1 noite na Big Sur (Fernwood Camping) - SUrf no paraíso 
- 1 noite em State Park (Sunset State Beach) - Surf sozinho com golfinhos 
- 1 noite em Santa Cruz (Santa Vida) - Surf hippie style 
- 1 noite no state park que não tinha vaga, mas tinha (New Bridge)
 - 1 noite em parada de RV em San Leandro, próximo à cidade de entrega (RV Park Heaven)
- 3 noites em San Francisco (na casa de Jegão, em Oakland) 
- surf na Golden Gate e em Oceanbeach
- 1 noite no Yosemite (em cabana com aquecimento) 
- 3 noites em San Diego (na casa Yan e Bel) - Surf em Oceanside, Trestles e Blacks Beach - 1 noite em LA (curtindo o Halloween! Nosso voo era de manhã) 



 O RV 



Alugamos um RV da El Monte RV, do Brasil mesmo. Fomos com tudo pago mas você tem que deixar mil dólares presos no cartão como garantia de seguro. E rezar pra não usar! Daí você assiste a um filminho de 25 minutos sobre como funciona tudo e voilá! Tem um RV nas mãos. 

Pegamos um de 25 pés que estava com promoção de milhagens incluídas e saímos com nosso pequeno monstrinho por aí! Não aconselho, tá? 19 pés é o tamanho de corte nas grandes cidades e não conseguimos parar em algumas, como Carmel. Pega um de 19 e deixa de ser olhudo! 

A vantagem foi o espaço,claro. Tínhamos uma suíte e mais duas camas de casal desmontadas. Uma cozinha com fogão de 3 bocas, forno, microondas, exaustor e mesa para 4. E tínhamos armários, muitos armários. 


Nosso RV no Sunset RV PArk


Pôr-do-sol em Morro Bay, quentinhos no carro

Vista da minha cozinha em frente ao Big Sur River

 Sobre o monstrinho: 

 - O RV possui 3 caixas. A de água potável, a grey water (água do banho e da pia) e a black water (do vaso sanitário). Quando o painel de luz avisa que está cheio, tem que limpar ou fazer o Hookup (a mágica de limpar consiste em conectar um cano ao local específico, abrir a válvula da preta e depois a cinza pra dar aquela lavada na situação. Um trabalho sujo, mas nem tanto.) O que gasta mais água é banho e lavar louças. É bom economizar!

Banheiro
Cozinha, repare nos armários


- O RV tem ar condicionado, aquecedor, água quente para todas as torneiras e banho, exaustor na cozinha e no banheiro, ducha externa, geladeira e congelador grandes, 2 pias, som ambiente e cortinas, claro. 

Sala de estar/jantar, com o nivelador e a madeira para nossa fogueira no chão. Onde estão as pranchas é outra cama de casal, e a própria mesa também.

 - O aquecimento e a energia elétrica funcionam sem gerador. o gerador pode ser ativado pelo painel de luz e recarrega quando o carro liga. 

 - Balança e faz um barulho louco. 

 - De vez em quando tem que nivelar o carro, mas vem umas paradinhas (nivelador amarelo na foto acima) pra botar embaixo da roda. 


Bastante espaço interno . Cabe toda a sua felicidade.

 - O carro é automático 

 - Precisa ser bom motorista. Mas não precisa de carteira especial. 

Almoço no mirante. Exclusividade e cozinha brasileira!


 - Você pode dormir em qualquer lugar, desde que não tenha placas dizendo o contrário. Sério. Você vai encontrar várias placas indicando que não pode pernoitar ou que não pode RV naquela região. 

 - Pela nossa experiência os melhores lugares para dormir são os State Parks. No meio da natureza, próximo às cidades mas com bastante espaço, você vai entender que seu RV foi feito pra isso. Noites lindas, fogueira, luz da lua e silêncio. Tudo isto com uma casa aquecida, o melhor da sua culinária e quantas IPAs (India Pale Ale) ou vinhos você quiser beber!Esses lugares cobram de 30 a 60 dólares por noite, por carro. 

 NOTA SOBRE OS STATE PARKS - Muitos deles não tem o hookup e alguns outros cobram extra pra fazer. Os banheiros são limpíssimos e você paga, em média, 25 cents por 2 minutos de banho quente. Vale a pena economizar uma água pra ficar mais tempo independente, né? 

 NOTA SOBRE OS ESTACIONAMENTOS COM FULL HOOKUP - Seu RV vira uma casa de verdade. Você se conecta à rede de águas e esgoto, eletricidade e até antena de tv. Aí você ganha vizinhos. Muitos. Na maioria velhinhos com cara de aposentado que adoram pescar e dar conta da vida dos outros vizinhos, claro. Então não parece muito vibe, né? A gente ia quando precisava mesmo.

 - O abastecimento de carros nos EUA é self-service. Para abastecer, pare em frente à bomba e entre na lojinha. Diga o número da bomba e pague um valor que você acha que dá, volte à bomba, encaixe a mangueira no local específico e aperte a paradinha. Se a bomba desarmar antes, volte à loja e pegue o troco. Se for pagar em cartão é na própria bomba. 

 -Eles alugam kits de cama e banho e de cozinha. Uns 50 dólares cada um. Se você for econômico vale mais a pena comprar. 

- Muito cuidado ao abrir a geladeira depois que andar com o carro!!! As coisas se movem e pode causar um acidente.

- GPS é essencial.


 Vou relatar mais detalhadamente os picos nos próximos posts! 



Junta grana, aluga um e mete o pé pra ver a vida!!!


Um comentário: