quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ombak Bagus - G-Land e swell


Finalmente vou falar das ondas.

Previsão do Swell

Desde que chegamos na Indonésia ainda não tínhamos pegado um dia daqueles clássicos, de revista, sabe. A previsão dizia que ia chegar o tão esperado swell e que ia varrer tudo. Resolvemos ir pra G-Land pegar dias clássicos com menos crowd.

Nos primeiros dias o mar ficou tão tão gigante que foi impossível surfar. Ondas gigantes, de 4 a 5 metros de altura, oceânicas, lavando os recifes. Alguns corajosos como meu maridão foram pro mar mas não se deram muito bem pois havia muita correnteza e a formação não era tão boa. Outros, menos arrojados, seguiram para 20’20’s, uma onda a uns bons 40 minutos de caminhada daqui, um pico um pouco mais protegido, por isso com um swell tão grande ficou com uma formação melhor porém menos tubular.

Nos dias que se sucederam, o swell se arrumou, as ondas se alinharam e foi um verdadeiro espetáculo!! Ondas enormes, realmente enormes, tubulares, com cavernas que cobriam até o gigante de 2m de altura que estava no nosso camping, e em pé!! Um espetáculo da natureza que mudou o clima do lugar pois todos conseguiram seu tubo dos sonhos da Indonésia. Alguns perderam pranchas, quebradas ao meio, outros se ralaram nos corais, mas nada abalou o sorriso e a energia que contagiava a todos.

Marcelo quebrando em G-Land


Botando pra baixo, maridooo


Tubo perfeito em Speedies

Quando a maré está cheia, os meninos vão de barquinho e já saltam direto no outside, luxo né? Na maré seca dá pra ir andando por cima dos reefs e entram na remada. Aqui em G-land existem várias sessões de ondas. Da mais afastada para a mais protegida são: The kongs, The Palms, Money trees, Speedies, Chickens, 20’20’s e tiger tracks. Money Trees e Speedies foram as mais lindas que vi, mais tubulares, mas cuidado! Só surfe Speedies  de maré cheia pois a bancada é realmente muito rasa e vi algumas pessoas se machucarem na saída.

Noutro dia juntamos a brasileirada e alugamos o caminhãozinho do camping pra levar a gente em 20’20’s. Foi uma farra!! O caminhão foi montado aqui, todo de madeira, sem faróis, a estrada insana, a galera na caçamba se divertindo horrores!! O surfe foi bem bonito, no fim de tarde com uma luz linda e a volta foi tensa. Todo mundo com medo das pontes rústicas que teríamos que cruzar em cima daquela caçamba quase se desmontando e sem faróis!! Foi divertidíssimo!!

Brasilian Storm em G-Land

Já estamos de partida desse paraíso e tem previsão de chegada de outro swell. Alguns do grupo vão ficar mas nós vamos em busca de outras ondas e outros paraísos.
  

Esquerda perfeita em Money Trees

  Ainda estamos decidindo, mas é provável que vamos a Sumbawa. Então, que venham mais aventuras, mais ondas e mais alegria!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário